Bem-vindos à CASA DE AMIGOS!

Dou as boa-vindas a todos e faço votos de boas leituras!

A princípio esse era um blog para que eu divulgasse meus poemas e textos. Hoje não sei mais... Talvez, junto comigo, ele tenha se transformado e essa "Casa de Amigos" venha a se tornar não só lar dos meus delírios como também de meus desabafos...

Acompanhem também os textos no Arquivo do Blog (disponível no lado esquerdo da página)...

Comentários são sempre bem-vindos!

Páginas

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

"Maquinalização" do ser humano?



Por vezes fazemos coisas que, talvez, não devessem ser feitas. Mas como saber? Não se pode. O segredo do mundo é exatamente fazer, arriscar. Somente assim vamos longe.


O ser humano vem há tempos, degradando a natureza; em prol de seu progresso e comodidade; baseados em direitos “humanos”. Será que realmente progredimos? Tecnologias, degradações e máquinas nos deram comodidade? Ou será que destruímos e nos tornamos cada vez mais escravos do que criamos?

Hoje, apesar de tanta tecnologia, o ser humano não tem tempo senão para o estresse diário – o qual cada dia aumenta mais. Mesmo com mais facilidades, os direitos humanos, que se intitulam universais –; esses “luxos” só se encarregam de alguns que têm condições financeiras para recorrer a outros, enquanto os que não o possuem só contam com o direito a vida e a “liberdade” (porque nem toda liberdade é dada também); pois os outros direitos lhes ao excluídos.

A cada dia, o ser humano perde sua humanidade para se tornar máquina: ao ter arrancado de si suas habilidade básicas como humano: amor, fé, mitos, imaginação. Tudo em prol de explicações céticas da ciência de livre curso e de modo maquinicista do capital: tudo movido pelo Capitalismo.

Seria ser humano tornar-se máquina? Ou será que ser humano é viver do mito, da criação da história envolvente, da fé, do trabalho sem estresse e sem subordinação ao tempo curto-durável? Onde está verdadeiramente a humanidade?

Acredito que seja humano ter um foco metafísico ao qual basear-se, podar a ciência de seu livre curso em prol ético da moral da fé (com isso teríamos evitado muitas armas de destruição em massa e, paralelamente, muitas guerras). Ser humano é viver na e da Terra, criar facilidades que não degradem nem à Mãe-Terra nem a si próprio; viver da alegria das dificuldades superadas com o tempo e não contra ele. Creio que ser humano é valorar mais o inexplicável do que o racional e financeiro. Ser humano é saber jogar a toalha que quebrar os copos para voltar ao zero quando se erra... Ser humano é abnegar-se a escravidão, principalmente regida por máquinas – não se imagina uma divindade escrava de um homem, porque nós seríamos escravos de nossa criação? Ser homem é VIVER E DEIXAR VIVER!

D'Artagnan Abdias.

Nenhum comentário: